Entenda os efeitos do sobrepeso e da obesidade na sua saúde
- flaviohoerlle
- May 27, 2020
- 3 min read

Muitas pessoas sabem que ao subirem em uma balança encontrarão um peso acima do normal, mas, elas não sabem responder se têm sobrepeso ou se estão obesas. Este é um problema porque a maneira de tratar estes dois problemas é diferente, assim como os danos que eles causam à saúde são distintos. Basicamente, o termo sobrepeso é usado para indicar o excesso de peso enquanto a obesidade se refere a excesso de gordura. Um alerta, porém, é que tanto o sobrepeso quanto a obesidade são vistos como doenças que precisam ser tratadas.
O doutor Flávio Horlle, especialista em Gastroenterologia, destaca que sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado normal ou saudável para a idade ou tamanho. Por outro lado, explica o especialista, a obesidade refere-se a uma quantidade de gordura em excesso no corpo. Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura.
Calculando o sobrepeso e a obesidade

Para definir se uma pessoa está com sobrepeso ou obesidade, o método mais usual é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) dela.
Um adulto possui “sobrepeso” se estiver acima de seu peso saudável estipulado, que varia de acordo com a altura e sexo de uma pessoa. Acredita-se que o peso ideal para qualquer adulto corresponde a seu peso ideal dos 20 aos 30 anos.
O sobrepeso se configura quando o IMC está entre 25 e 29,9. Quando alguém possui um IMC de 30 ou mais quer dizer que ela é considerada obesa.
- A obesidade, para se ter uma ideia, é o excesso de gordura comparado a massa muscular magra, ou um peso que é 30% acima do peso ideal para uma altura específica. Uma pessoa está obesa quando a quantidade de tecido adiposo é alta o bastante – afirma Hoerlle.
Este link aqui calcula seu IMC automaticamente.
Causas, efeitos e soluções
Na maioria dos casos, o sobrepeso e a obesidade estão relacionados à manutenção de hábitos inadequados de alimentação e de atividade física. Por um lado, com a urbanização e o acesso a comidas industrializadas, cada vez mais come-se alimentos ricos em sal, açúcar e caloria. Por outro, o próprio modo de vida em ambientes urbanos não favorece a prática de atividade física, estimulando assim o sedentarismo, que também contribui para o excesso de peso.
O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para relevantes doenças crônicas, como diabetes e câncer. Além disso, infelizmente é comum que os obesos tenham dificuldade de viver socialmente em uma sociedade que valoriza tanto padrões estabelecidos de estética – revela o médico.
Entre os principais problemas de saúde causados pelo excesso de peso estão: pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas de juntas como osteoporose, apneia do sono e problemas respiratórios, câncer, síndromes metabólicas e efeitos psicológicos são doenças relacionadas à obesidade.
Se alguém possui excesso de peso, o indicado é que esta pessoa procure ajuda especializada e fuja de dietas que prometem milagres. É possível, muitas vezes, perder peso com estas dietas, no entanto, elas não reeducam os hábitos do paciente, que em pouco tempo recupera o peso, algo que pode, além de desmotivar, causar danos ao organismo. Por este motivo, o ideal é procurar um médico, um nutricionista, além de buscar fazer exercícios com acompanhamento, além de investigar as causas emocionais do problema.
Confira abaixo, um comparativo entre obesidade e sobrepeso
Obesidade
Definição:
Condição corporal marcada pelo excesso de depósitos e armazenamento de gordura.
Cálculo:
IMC é maior que 30.
Fatores de risco:
Doença coronariana, hipertensão, diabetes.
Medicamentos/ tratamento:
Redução de calorias, exercícios e cirurgia em casos extremos. A colocação de balões gástricos é uma opção bastante eficaz na maioria dos casos.
Causas:
Ingestão maior de alimentos, fast foods, estresse, depressão, desequilíbrio hormonal, vida sedentária.
Sobrepeso
Definição:
Uma condição em que a pessoa pesa mais do que é considerado normal para aquela altura, idade e sexo.
Cálculo:
IMC é entre 25 e 29.9
Fatores de risco:
Depressão, hipertensão
Medicamentos/ tratamento:
Exercícios, redução da ingestão de alimentos.
Causas:
Mais ingestão de alimentos do que é gasto pelo corpo, genética.
Comments